A Qlik (NASDAQ: QLIK), líder em Data Discovery, anuncia que o QlikView® ficou em primeiro lugar nas categorias de “Satisfação de Clientes”, de “Satisfação com o Desempenho”, “Satisfação de Produto” e “Considerado para Compra” entre os grandes fornecedores de BI no maior estudo mundial de empresas que utilizam software de Business Intelligence. O QlikView foi ainda colocado no primeiro posto no que se refere a “Competitividade” e considerado como “Compra Potencial” em diversas categorias de fornecedores de dashboards e em primeiro na “Flexibilidade para o Usuario”, considerada como “Compra Potencial” e “Competitividade” entre os fornecedores de visual discovery.
O BI Survey 14, levado a cabo pelo Business Application Research Center (BARC), é o maior estudo independente de utilizadores de BI. Este foi o sexto ano que a Qlik participou no estudo e a empresa continua a revelar uma forte participação dos seus clientes. Dos inquiridos, os clientes da Qlik referem usar a solução para um alargado espetro de aplicações com enfoque em dashboards, relatórios empresariais, análises operacionais e visual/data discovery. O QlikView é mais vulgarmente encontrado nos mercados de médias e grandes empresas e mais de um terço dos gestores e profissionais de BI inquiridos planeja implementar QlikView para analise de big data no futuro.
De acordo com o BARC, os clientes indicam a facilidade de utilização e a versatilidade do QlikView como forma de garantir um sólido retorno do investimento que fazem em BI e analise. Além disso, a Qlik foi classificada como uma das maiores fornecedoras internacionais de BI no que diz respeito a “Satisfação de Desempenho” em dois anos consecutivos.
“A Qlik ficou classificada perto do topo em todos os grupos nos KPIs de benefícios de negócio, tornando este fornecedor e a sua gama de produtos uma alternativa de valor acrescentado para o negócio”, disse Carsten Bange, fundador e CEO do BARC. “A capacidade de usar a solução para garantir insights rápidos e intuitivos da informação é claramente uma mais-valia oferecida pelo produto, a quem tem a responsabilidade da tomada de decisões na organizações dos clientes. A Qlik conseguiu obter ganhos significativos nesta área nos últimos dois estudos que realizámos”.
A Qlik está também entre os primeiros nomes no que respeita a empresas consideradas para compra em todas as três categorias – “Grandes Fornecedores Internacionais de BI”, “Fornecedores de Dashboard” e “Fornecedores de Data Discovery”. Este facto indica que a solução está no topo da lista das “Intenções de Compra” dos clientes de BI.
“Os resultados do BI Survey 14 mostram não apenas o poder da QlikView, mas também o compromisso que temos com os nossos clientes. Esforçamo-nos diariamente para tornar a área da analítica intuitiva, fácil de usar e, em determinadas alturas, mais atraente. Ao apresentarmos um proposta mais competitiva que a concorrência em áreas essenciais como o desempenho e a satisfação do utilizador, revelamos a forma como a nossa solução de analítica se transformou numa parte natural e vital das operações de negócio dos nossos clientes”, indica Lars Björk, CEO da Qlik. “Agora, com a introdução do nosso novo produto – Qlik® Sense – esperamos melhorar ainda mais a oferta aos nossos clientes, garantindo uma experiência ainda mais natural de visualização de dados self-service, junto de todos os colaboradores das suas empresas”.
Continuando a distanciar-se dos rivais no grupo de grandes fornecedores internacionais de BI como a SAP, Oracle, IBM, Microsoft, e Tableau, destacam-se entre os principais argumentos da QlikView:
• Satisfação de Cliente – Os clientes referem os mais elevados níveis de satisfação de produto e de desempenho com a Qlik, de entre todos os fornecedores internacionais de BI mencionados no estudo;
• Satisfação de Desempenho – Tal como aconteceu no BI Survey do ano passado, o QlikView continua a obter classificações elevadas de clientes tendo em consideração o desempenho. Os resultados sólidos de desempenho das queries e de desempenho do sistema devem-se ao modelo in-memory patenteado, que disponibiliza um tempo de resposta muito baixo e um excelente desempenho geral;
• Satisfação de Produto – O BARC identifica a satisfação de produto como um KPI de extrema importância, já que está relacionada com um número de problemas geralmente ligado à utilização de um produto de BI ou de analítica. Neste caso, os clientes relataram um número relativamente baixo de problemas com o QlikView, colocando o produto como a solução com a melhor classificação na categoria de satisfação de produto, no que concerne a fornecedor internacional de BI.
De entre os fornecedores de analítica visual e de data discovery, assim como de fornecedores de dashboars, a Qlik ficou também no primeiro posto nas seguintes categorias:
• Competitividade – De acordo com o estudo, a Qlik assume-se como um dos fornecedores mais competitivos no panorama de BI deste ano, com classificações máximas nos grupos de análises visuais e data discovery e de fornecedor de dashboards. O BARC refere que “a Qlik é competitiva nesta área devido à sua agilidade em situações de venda. O processo de vendas aposta numa rápida demonstração das capacidades com projetos-piloto, conseguindo facultar rápidos benefícios ao cliente. O fornecedor pode ainda recorrer a uma abrangente rede de parceiros especializados”;
• Flexibilidade para o Usuário – No que respeita a flexibilidade para o utilizador, a Qlik foi alvo das mais elevadas distinções – classificando-se em primeiro no grupo de Fornecedores de Visual Discovery e ocupando a posição de liderança no grupo de Fornecedores de Dashboards. As capacidades de visual discovery da empresa foram consideradas as mais flexíveis de todos os fornecedores citados neste estudo de BI.
O BI Survey 14 – agora no seu 14.º ano – baseia-se nas conclusões de um estudo global que envolve 3.224 inquiridos que respondem a uma série de questões detalhadas sobre a utilização de um produto específico no espaço de BI. O estudo examina o processo de seleção e de utilização do produto de BI entre os utilizadores em áreas que incluem os benefícios para o negócio, os custos, a proporção de colaboradores que usam a solução, a competitividade, a recomendação, inovação, desempenho, satisfação de cliente e agilidade. Juntos, são 34 produtos (ou grupos de produtos) analisados em detalhe.